Dip - 24/05/2010
Com o objetivo de conhecer o perfil e os hábitos dos usuários de mídias sociais no grande Recife (Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife), a DIP lança nesta quinta-feira (20) a pesquisa: Os hábitos da população de Recife nas mídias sociais. O estudo foi encomendado pela Le Fil Comunicação, assessoria de comunicação em mídias sociais. A pesquisa foi realizada de 23/03/2010 a 15/05/2010 em pontos de fluxo e possui 95% de confiança com 5% de margem de erro.
RESUMO EXECUTIVO
• Quase 30% dos entrevistados são jovens com idade entre 25 até 34 anos.
• Quanto ao grau de escolaridade, o nível superior incompleto obteve maior representatividade (40,2%), sendo grande parcela (62,9%) de universitários, ou seja, cursando atualmente uma faculdade. O segundo grau completo aparece em seguida, com 25,2%, mas entre esses, 47,0% não estudam atualmente.
• 68% dos entrevistados trabalham.
• Entre os níveis de renda familiar analisados por classe social, destaque para a classe B, com 36,1%, seguida da classe C1, com 25,5%. A classe A ficou representada por mais de 10%, no qual a ABEP/IBOPE mostram que Recife só tem 3,6% da respectiva classe.
• O Orkut é a principal mídia social acessada (77,3%) no Recife. O twitter e orkut são mais acessados pelo público feminino, 75% e 60% respectivamente, já o youtube quem acessa mais é o público masculino, 87% e com mais de 35 anos(53,3%), bem como os fóruns específicos.
• Entre o público pesquisado apenas 21,5% das pessoas se cadastraram em alguma mídia social nos últimos seis meses, sendo o Twitter o mais procurado, com 30,4% da preferência dos entrevistados, seguido pelo Orkut, com 27,5%. Em terceiro lugar aparece o Facebook, com 14,5%.
• Quase metade dos entrevistados costuma acessar as mídias sociais até cinco horas por semana (45,2%), enquanto 23,4% visitam esses sites entre seis e dez horas semanais.
• As mídias sociais são mais acessadas pelo público no sábado (65,4%) e domingo (61,7%). O menor número de acessos costuma ocorrer na quinta-feira (48,3%).
• A noite é o turno de maior acesso às mídias sociais, com 65,4%.
• Entre as atividades realizadas, os entrevistados buscam, nos blogs, expor idéias e opiniões (83,3%). Já no twitter prevalece a procura por contato com os amigos (72,2%) e expor idéias e opiniões (52,8%). No youtube, os entrevistados citaram ver/inserir vídeos (79,5%) e passatempo (25,3%). No Facebook apresentaram preferência por contato com os amigos (69,6%), seguido de ver/inserir fotos (52,2%). No orkut, o contato com os amigos é a atividade mais realizada (82,9%) e ver/inserir fotos (81,8%).
• A maior parte das considerações dos entrevistados com relação ao relacionamento das empresas por mídias sociais foi positiva, entre essas merece destaque os que acham que esse canal facilita o conhecimento, o acesso à empresa e aos produtos e serviços, bem como atinge um público heterogêneo e em massa.
• Parcela significativa indicou que vêem com bons olhos o relacionamento de políticos através das mídias sociais. 30% dos entrevistados afirmam que esse contato possibilita maior acesso às propostas dos candidatos, ajuda a saber o que eles tem a dizer, a conhecer as ações dos candidatos assim como interagir com eles, fatores que ajudam na hora de decidir e votar.
(Fonte - DIP Consultoria)
terça-feira, 1 de junho de 2010
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